Sobre a nossa cidade

Cabo Frio é um município brasileiro da Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. É a cidade da região dos lagos com maior economia, e exerce determinada influência no cenário estadual. A cidade se consolidou como um influente polo turístico, e é uma importante parte da rota de turismo fluminense, sendo o principal destino da chamada Costa do Sol.

Cabo Frio possui algumas das praias mais bonitas do Brasil. A Praia do Forte, a mais conhecida da região dos lagos, é um polo de atração para o turismo, recebendo destaque por sua areia branca e águas cristalinas. Nesta praia também podemos contemplar também o Forte São Mateus, monumento histórico, situado no canto esquerdo da praia, que no período da colonização defendeu a costa da região de invasões estrangeiras e piratas. Além da Praia do Forte, Cabo Frio possui as praias: Brava, Peró, Japonês, Dunas, São Bento, Foguete, Siqueira, e Conchas.

Cabo Frio também possui reservas arqueológicas que são:

Sambaqui do Forte
Localizado a aproximadamente cinquenta metros do Forte de São Mateus, ocupa uma duna de cinquenta metros de comprimento, areia mais escura, e uma densa vegetação que a protege da ação dos ventos constantes.

Dunas Brancas
Localizado na estrada que liga Cabo Frio a Arraial do Cabo, é cenário de excepcional luminosidade formado por altos montes de areia extremamente fina e muito branca, as dunas de Cabo Frio são raras no estado, e por isso muito visadas pelos usurpadores que aproveitam a região desértica, roubando as areias para a utilização no fabricação de vidros.

Forte São Mateus
Barra do Canal do Itajuru, área litorânea de costão, onde encontra-se vegetação nativa e com visual de extrema beleza. A Boca da Barra é local de suma importância na história de Cabo Frio, pois foi alí que tudo começou, com o desembarque e estabelecimento dos 24 cristãos deixados por Américo Vespúcio em 1503.